top of page
Cópia de tatianareis-4653.jpg

O TEATRO LAMBE-LAMBE

O Teatro Lambe-lambe foi criado pelas bonequeiras e arte-educadoras Denise dos Santos e Ismine Lima no ano de 1989, em Salvador/Bahia. A partir do desejo de dar vida a cena de um parto, usando bonecos, as artistas sentiram  a necessidade de apresentá-la num espaço reservado, onde a intimidade se fizesse presente a todo o momento. 


As artistas sentiam que aquela cena precisava ser revelada como um segredo, uma confidência para ser vista e sentida num piscar de olhos. 


Foi então que as duas tiveram a brilhante ideia de encenar o pequeno espetáculo dentro de um espaço cênico reduzido, mais precisamente dentro de uma máquina fotográfica de lambe-lambe.

Dessa inspiração surgiu o Teatro Lambe-lambe, um novo estilo teatral dentro da linguagem do Teatro de Animação Contemporâneo.

​O nome Teatro Lambe-lambe é uma homenagem feita pelas artistas aos fotógrafos de lambe-lambe que ocuparam as praças das cidades brasileiras e que na época perdiam seus lugares para as câmeras digitais.

Além  disso, a artesania da revelação fotográfica utilizada pelos antigos lambe-lambes se assemelha ao trabalho artístico d@s lambelambeir@s que com suas mãos habilidosas dão vida a pequenos bonecos e objetos, dentro das pequenas casas de espetáculos, além de também ocuparem praças, ruas e eventos das cidades do Brasil e do mundo.

Tecnicamente o Teatro Lambe-lambe consiste em peças de curta duração apresentadas dentro de uma caixa cênica, também denominadas de casas de espetáculos por seres pequenas estruturas com todo o aparato técnico de um teatro convencional. Dentro desses espaços são encenadas narrativas curtas, sintéticas, com a presença de bonecos e/ou objetos animados. Em sua maioria, as peças podem ser assistidas por um único espectador, porém tal formato pode variar de acordo com a proposta de cada grupo ou bonequeir@.

Em geral, a casa de espetáculos tem uma abertura na frente por onde o espectador assiste a encenação e uma abertura atrás, em cima ou nas laterais  por onde o at@r- bonequeir@ manipula as personagens e opera toda a parte  técnica da peça. 

A sonorização pode ser feita com material previamente gravado, que é veiculado através de um aparelho de som com utilização de fones de ouvido, ou ainda @ lambelambeir@ utiliza sua voz, ao vivo, para dar vida aos pequenos personagens.

A grande maioria dos espetáculos de Lambe-lambe tem uma média de duração entre 2 a 3 minutos, e são apresentados para um espectador por vez. Por esse motivo as peças são apresentadas repetidamente, oferecendo uma vivência única ao expectador que é agraciado, de maneira única, pela delicadeza e pelo impacto das miniaturas que se agigantam dentro das casas de espetáculos.

Manifesto do Teatro Lambe-Lambe

EM BUSCA DA FEIRA DE MANGAIO


O teatro lambe-lambe e a CARAVANA CULTURAL EM BUSCA DA FEIRA DE MANGAIO é uma intervenção feito parafuso na engrenagem do capitalismo, que nem Deus explica, porque, nós, a grande maioria dos brasileiros tem fome de tudo, tem fome de teatro, de musica, de leitura... de tudo que liberta.

A CARAVANA CULTURAL EM BUSCA DA FEIRA DE MANGAIO DESEJA COMO PALCO, AS PRAÇAS, AS RUELAS, BECOS E FEIRAS DOS LUGARES MAIS RECÔNDITOS DESTE PAÍS. É LÁ ONDE VAMOS, É ONDE ESTÃO NOSSOS APLAUSOS.
SOMOS PARTE DA REDE SOCIAL, QUE NESTE MOMENTO CONSTRÓI COLETIVAMENTE UMA LINGUAGEM, CÊNICA, DRAMÁTICA, MIÚDA, PEQUENA, VIGOROSA E QUE SE POSTA COMO PARTE DO MUNDO QUE PRETENDE LIBERTAR, NÓS, POVO BRASILEIRO, VÍTIMA DO HOLOCAUSTO CAPITALISTA QUE MATA, ACORRENTA E DEGENERA O NOSSO POVO, PARA A VIOLÊNCIA. SOMOS O TEATRO LAMBE-LAMBE, UM TEATRO INDEPENDENTE, FEITO A MÃO, NO PEITO E NA RAÇA PARA A RUA, FEIRA E PRAÇAS.

Ismine Lima e Denise Santos. Salvador, Bahia, Brasil.

bottom of page